HISTÓRIAS DO PAN - O bronze no Pan de Winnipeg que algumas atletas não receberam no pódio

11/07/2019 18:24

Do trio que formava a equipe feminina em 1999, apenas Eugênia Ferreira recebeu a medalha no dia da competição

FOTO: Lyanne Kosaka foi uma das atletas que não recebeu a medalha de bronze no pódio. Crédito: Arquivo Pessoal.

 

Rio de Janeiro (RJ), 11 de julho de 2019.

LUCAS MATHIAS

Os Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, no Canadá, em 1999, marcaram a segunda medalha por equipes feminina do Brasil na competição. Lyanne Kosaka, Lígia Silva e Eugênia Ferreira foram as representantes brasileiras nesta edição, conquistando o suado bronze. Na hora de receber a medalha, porém, somente Eugênia estava – o champanhe das outras duas atletas teve de ser aberto nas alturas.

A razão de Eugênia Ferreira ter comemorado e recebido a medalha de bronze sozinha foi outra competição internacional: Lígia Silva e Lyanne Kosaka, antes mesmo da premiação, embarcaram em voo para Eidhoven, na Holanda.

Ainda no ritmo da disputa continental, as duas foram jogar o Mundial de Tênis de Mesa daquele ano, deixando a companheira, que não estava inscrita na competição, como representante no pódio:

 “Queria muito ter recebido a medalha do Pan no pódio - um momento sempre especial - mas são “ossos do ofício”! Ao menos, guardo um resultado marcante desse Mundial: a vitória sobre a forte dupla da França (Boileau/Palut) ao lado da Mônica Doti!”, contou Lyanne, lembrando do acontecimento.

Já depois do Mundial, porém, as medalhas chegaram às suas donas: “Recebemos depois do Pan. Foi uma medalha “suada” que, para mim, teve sabor de ouro”, finalizou a atleta, que já tinha participado das edições de Havana-1991 e Mar Del Plata-1995.

No pódio, o time norte-americano comemorou o título, enquanto as canadenses ficaram com a prata. Brasil e Chile ganharam as medalhas de bronze. Naquele Pan, o Brasil conquistou também o bronze por equipes na disputa masculina.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM

Claudia Mendes – claudia@fatoeacao.com

Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

imprensa@cbtm.org.br

fatoeacaocomunicacao@gmail.com

 

Siga a CBTM nas redes sociais:
 
FACEBOOK:
 www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa