53° Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa é “Match Point” da CBTM em 2019

11/12/2019 12:19

Após construir anos dourados para a modalidade, a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa obteve reconhecimento dentro e fora das mesas neste ano

FOTO: David Freitas é um dos participantes do Brasileiro. Crédito: Júnior Martins/Especial para a CBTM.

 

São Paulo (SP), 11 de dezembro de 2019.

Por: Júnior Martins/Especial para a CBTM

Com três recordes batidos e uma megaestrutura, o 53° Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa Interclubes 2019, iniciado nesta quarta-feira (11) e continuado até domingo (15.12), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, na zona sul de São Paulo-SP, completa o calendário nacional do tênis de mesa e, em alto grau, fecha o anuário com o maior e mais organizado evento esportivo da modalidade e com a participação de ídolos do mesa-tenismo brasileiro.

De acordo com o Chief Executive Officer (CEO) da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), Geraldo Ricardo Campestrini, a entidade promoveu e oportunizou cinco grandes competições em 2019: a Copa Brasil Sul-Sudeste I, em São Paulo-SP, a Copa Brasil Centro-Norte-Nordeste I, em Brasília-DF, a Copa Brasil Sul-Sudeste II, em Maringá-PR, depois a Super Copa Brasil Centro-Norte-Nordeste II, em Cuiabá-MT e, por último, o 53° Campeonato Brasileiro.

“Fecharemos o calendário com o maior evento de todos os tempos do tênis de mesa. Conseguimos bater o recorde de participação com 1.004 atletas, também batemos o recorde total de inscrições com 1.260 e ainda superamos o recorde de mesas disponíveis para os jogos e teremos 34. E tudo realizado sobre a grande estrutura do Centro Paralímpico Brasileiro, que é de alto nível e tem refeitório e área residencial para alojar 280 pessoas”, conta o CEO, Campestrini.

O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro teve suas obras concluídas em 2016, um investimento de pouco mais de R$ 264 milhões e se tornou o principal centro de excelência de alto rendimento do Brasil e da América Latina. Com 95 mil metros quadrados de área construída e com instalações esportivas indoor e outdoor para treinamentos, competições e intercâmbios de atletas e seleções em 15 modalidades. Incluídos centro administrativo, médico e de ciência do esporte.

“Pouco mais de dez anos atrás, eu não acreditava que era viável um cadeirante ser mesa-tenista. Eu achava que um cadeirante não teria a agilidade necessária para praticar, mas, por insistência de um professor, aceitei o desafio e estou aqui. O Centro Paralímpico tem uma estrutura fabulosa e tenho que parabenizar a CBTM por ter dado hospedagem e alimentação gratuita para os paralímpicos. Isso é algo que nós almejávamos muito”, diz David Freitas, de 41 anos, do Ceará.

O 53° Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa Interclubes 2019 conta com investimento de aproximadamente R$ 400 mil e fornecerá cerca de dez mil refeições (café da manhã, almoço e jantar) para todos os atletas paralímpicos e para o staff de árbitros e oficiais. Além do que, todos os atletas paralímpicos e o staff ficam hospedados no dormitório do Centro Paralímpico Brasileiro, o que facilita a logística e barateia os gastos com deslocamento.

Para o vice-presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), Vilmar Schindler, o sucesso obtido pelo 53° Campeonato Brasileiro representa a cooperação de anos entre a CBTM e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Segundo ele, essa parceria engrandece e gera muitos resultados positivos. E, além disso, destaca: “o tênis de mesa só ganhou neste ano. Conquistou o prêmio de melhor confederação esportiva brasileira em práticas de governança em 2019 e encerra o calendário com um campeonato recordista”, finaliza.

Premiação

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) foi reconhecida como a confederação esportiva brasileira com as melhores práticas de governança em 2019. Tendo recebido o prêmio Sou do Esporte 2019, no dia 5 de dezembro, em São Paulo (SP). Uma premiação dada pela Sou do Esporte, uma associação esportiva sem fins lucrativos e que valoriza a ética, a transparência, o trabalho em equipe e a responsabilidade para consigo e para com terceiros.    

PROGRAMAÇÃO:

Quarta-feira (11) – Das 08 às 22h

• Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais Olímpicas;

• Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais Paralímpicas (após 14:00);

• Campeonato Brasileiro de Equipes de Clubes Olímpicas (continua dia 12);

Quinta-feira (12) – Das 08 às 22h

• Campeonato Brasileiro de Equipes de Clubes Paralímpicas;

• Campeonato Brasileiro de Equipes de Clubes Olímpicas (continuação);

Sexta-feira (13) – Das 08 às 22h

• Campeonato Brasileiro – Individual Olímpico - Categorias: Super Pré-Mirim (10 e 11 anos), Infantil e Juventude;

• Campeonato Brasileiro – Individual Paralímpico - Categorias: Classes de 1 a 11;

• Abertura Oficial do evento marcada para as 18h30;

Sábado (14) – Das 08 às 22h

• Campeonato Brasileiro – Individual Olímpico – Categorias: Super Pré-Mirim (10 e 11 anos), Infantil e Juventude (caso não termine no dia anterior);

• Campeonato Brasileiro – Individual Olímpico - Categorias: Pré-Mirim (até 9 anos), Mirim, Juvenil e Veteranos;

• Campeonato Brasileiro – Individual Olímpico - Categorias: Absolutos e Sênior/Lady (continuará no dia 15/12);

Domingo (15) – Das 08 às 17h

• Ranking: Absoluto A ao E, Sênior / Lady.

 

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa